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PL dos Motoristas de APP é “vitrine” para governo pressionar plataformas e entregadores

O lançamento oficial nesta segunda-feira (04/03) do PL do Motoristas de Aplicativos, que regulamenta a atividade e foi antecipado pela Free Minds, é estratégico na visão doo governo para avançar na negociação entre plataformas e entregadores de motocicleta e bicicleta. O texto da regulamentação da atividade laboral dos motoristas, que o presidente Lula assina nesta tarde, em cerimônia no Palácio do Planalto, deixou entregadores de fora por falta de acordo entre eles e as empresas.

A expectativa é que o avanço das negociações do projeto no Congresso atraia empresas e entregadores para uma nova rodada de negociações. Mas dessa vez, conforme fonte do governo ouvida pela Free Minds, o Planalto vai monitorar o ritmo do jogo legislativo para avaliar manterá o diálogo tripartite ou se irá arbitrar elaborando um novo projeto de lei focado nos entregadores. Objetivo é usar usar o PL dos Motoristas como ‘vitrine’ para pressionar plataformas e entregadores a buscarem um acordo. Caso contrário, a decisão unilateral sobre valores de hora trabalhada e contribuição previdenciária será decidida pelo Planalto e enviada ao Congresso.
O Conselho Nacional dos trabalhadores de motofrete e mototáxi se manifestou contra o PL dos Motoristas, indicando receio de o governo seguir o mesmo modelo para entregadores.

Governo deve arrecadar R$ 4,6 bi com regulação do trabalho de motoristas

O ministro Luiz Marinho (Tragalho e Emprego) afirmou, há pouco, que o governo projeta arrecadação de R$ 379 milhões por mês com o pagamento de previdência social por motoristas de aplicativos. O montante foi calculado com base no pagamento da alíquota de 20% do salário-mínimo pela empresas e 7,5% dos trabalhadores. Em um ano, mantido o número atual de trabalhadores, o governo pode arrecadar R$ 4,58 bilhões por ano. A estimativa é de que 1,5 milhão de motoristas transportem passageiros a partir de plataformas digitais.

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Equipe Free Minds

A Free Minds nasceu em 2020, em resposta aos desafios da pandemia de Covid-19, reconhecendo a importância vital da estratégia de comunicação em um cenário global complexo. Fundada por profissionais experientes, nossa empresa visa oferecer soluções de comunicação autênticas e eficientes. Acreditamos que, tanto no mundo empresarial quanto na política, a estratégia é fundamental para o sucesso, e estamos comprometidos em capacitar nossos clientes a se destacarem em suas áreas de atuação, proporcionando uma comunicação sólida e verdadeira.
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A Free Minds nasceu em 2020, em resposta aos desafios da pandemia de Covid-19, reconhecendo a importância vital da estratégia de comunicação em um cenário global complexo. Fundada por profissionais experientes, nossa empresa visa oferecer soluções de comunicação autênticas e eficientes. Acreditamos que, tanto no mundo empresarial quanto na política, a estratégia é fundamental para o sucesso, e estamos comprometidos em capacitar nossos clientes a se destacarem em suas áreas de atuação, proporcionando uma comunicação sólida e verdadeira.

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