O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) segue ‘fritando’ o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, conforme apurou a Free Minds. A postura de Silveira incomodou o Palácio do Planalto, que manteve Prates no cargo com voto de confiança do ministro Fernando Haddad, após crise aberta em abril.
A estratégia do titular do MME, segundo fontes proximas a Prates, segue sendo a de usar o Conselho de Administração da Petrobras para sinalizar a possibilidade de pautar temas que não foram completamente passificados com a diretoria-executiva. Silveira controla o Conselho indiretamente, por meio presidente Pietro Mendes, reeleito em abril para mais um mandato de dois anos.
Prates acionou o Planalto alegando que a disparidade de alinhamento pode passar mensagem ao mercado de ingerência na estatal. O governo ainda não tomou nenhuma ação concreta, mas sinalizou ao ministro para reduzir a artilharia contra o executivo.
Interlocutores de Prates avaliam que a insistência em prejudicar a harmonia entre Conselho e diretoria pode ser mote para uma futura demissão do ministro. O afastamento de qualquer um dos dois, contudo, por ora não está no radar do Planalto.